quarta-feira, 13 de maio de 2009

Encontro

Sete idosas portuguesas se encontram numa esquina morta para trocar experiências sobre a temperatura. A primeira, Íovala, peadora e pecadora, tabacófila de primeira, olhos rubros, cabelos idem, cearense em gestual; A segunda, Iolanda, hábil no sabão-vegetal, cheirando tabasco, ebriativa e morena eclesiástica; A terceira, Iovele, obaluaê de convivências, obã de abacates, roupa cor de mel, obcecada em comprimidos obcodiformes, de certa obesidade; A quarta, Inací, obimbricada, de obituário recente, nabokoviana, de vacilância no olhar; A quinta, Ioda, de lábia baqueada, pacabote em labirinto, quadradice maternal; A sexta, Iobala, mestre na cabala, de ecidospório acadêmico, echadiça em fabagela fabricável, uviforme; A sétima,I oana, esquelética como ebanismo mórbido, cabelos cobreados, habilitante feita, amiga das letras, iacrana.
Iovele, Iovala, Ioda, Inací, Iolanda, Iobala e Ioana. Ioana conhecia Iovele que conhecia Ioda e Inací que conheciam Iovala que conhecia Iolanda e Iobala que conheciam um velho mineiro magrelo de óculos tarado.
Todas estavam a par da situação gabada, da mabounga existente, do pacaguaras vacaril. Esqueceram o chá com bolachas, servia mabaço, sorviam o bagaço, rebatiam a mamona. Que faremos adiante? Iovala, que estanciava o registro de combinação dos vocábulos, Sapos difusos em anitrópicas texturas, rendiam mais do que um balanço entre comadres, múltiplos exemplos: aberturas de dimensões da cerne da carne, criação compilada de retorno aos erros. A calda do preparado de Inací parecia mais jacamar, de papacidade boa, de sabaísmo idem. O sabão-de-macaco, ofertado por Iolanda, vacinava as pelugens sem cor das senhoras como um pacu de respeito. Fabulística Facada. Nas façanhas deste dia, destacaremos a de Ioana, que propôs idéia rabaz: reincidir o sabastro. No tempo apropriado a corrida de senhoras daria largada, uma a frente, outra perguntando o segundo ideal. Alvoroço senil. A primeira a chegar desconhece o próprio nome interessada em situar o recinto em presença.